O sucesso de todo o sistema de produção da pecuária, seja leiteira ou de corte, depende diretamente da obtenção de baixas taxas de mortalidade e morbidade na fase de criação. Por isso, os primeiros dias de vida do animal são os mais críticos de todo esse processo.
1. Cuidados com o parto
O cuidado com os bezerros recém nascidos deve começar antes mesmo do nascimento, no momento pré-parto. Sendo assim, as vacas devem parir nos chamados piquetes maternidade, que é um tipo de local separado dos demais animais, limpo, seco e com o sombreamento adequado
2. Ingestão do colostro nas primeiras horas de vida
O colostro, que é o primeiro leite produzido pela vaca, possui um alto valor nutritivo e deve ser o primeiro alimento a ser consumido pelo bezerro, logo em suas primeiras horas de vida.
3. A importância da cura do umbigo em bezerros recém-nascidos
O umbigo deve ser curado logo após a mamada do colostro, e diariamente até o seu 5° dia de vida. Isso porque os bezerros recém-nascidos ficam com uma porção do umbigo não cicatrizada exposta.
4. Vermifugação e vacinação
Todos os bezerros devem ser vermifugados aos dois, quatro e seis meses de idade. E após a desmama os animais devem entrar no programa de vermifugação estratégica adotada na propriedade.
5. Alimentação balanceada
A alimentação também é essencial no cuidado com os bezerros recém-nascidos. Ela deve começar ainda no período da gestação da vaca, pois assim o colostro produzido será nutritivo o suficiente, apresentando altos níveis de anticorpos necessários ao filhote, quanto após o parto.